Pina Bausch e o Wuppertal Dana-Teatro
O nome de Pina Bausch é associado diretamente à sua condição de criadora da “Dança-Teatro” contemporânea, representada pela fundação e direção da sua companhia Wuppertal Tanztheater, desde 1973, na cidade de Wuppertal, na Alemanha. A expressão “Dança -Teatro” (“Tanztheater”, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referência é a realidade humana.”
O termo já tinha sido usado anteriormente na Alemanha ,entre 1910 e 1920, por alguns membros do movimento Expressionista de dança, que pretendiam distanciar esta nova forma de arte, das tradições do ballet clássico; entre eles, o pioneiro e o mais importante representante desta corrente de pensamento: Rudolf Von Laban. Posterior à ele estão Mary Wigman e Kurt Jooss, antecessores de Pina Bausch, de quem ela herda influências.
Ao longo de suas mais de cinco décadas de criação, este estilo de se fazer dança, mantém quase sempre a mesma essência: Baseia-se no elemento humano e procura ser uma arte com um maior papel pessoal, que prima pela sensibilização e reflexão do público.
Numa performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama. Mas é a personalidade de cada coreógrafo, suas histórias, vivências, experiências, que vão dar à suas obras, um traço bastante peculiar, seja para imprimir o peso ou a leveza daquilo que pretendem retratar.
Os trabalhos de Pina Bausch, por exemplo, já foram apresentados no mundo todo, inclusive no Brasil. Por onde quer que passem, deslumbram e emocionam plateias, deixando verdadeiramente tocado quem os assiste. É por este motivo, que a ela já foram dedicados muitos livros, fotos, documentários, monografias, teses, dissertações e filmes. Mas que traço marcante e especial existe em sua maneira de criar ? Para entender a importância de Bausch para a dança, é preciso conhecer a sua sensibilidade, talento artístico, trajetória , pensamentos e seu particular processo de criação.
Características das Obras de Pina Bausch
As obras de Bausch são multi-facetadas
e criadas a partir de propósitos curiosos, misturas irônicas e muita
sensibilidade, geradas a partir da experiência de vida de seus bailarinos,
mediadas por seu típico jogo de perguntas. Em suas apresentações, os
bailarinos da companhia estão quase sempre vestidos em elegantes trajes,
preparados como para que um grande evento. A repetição de movimentos simples ou
frases de movimentos também é um traço característico de seus trabalhos e
servem para intensificarem as tendências físicas e emocionais da coreografia.Temas comuns como a dicotomia inerente nas relações
entre homem e mulher, assim como o individual e o grupal, o maligno e o
benigno, a comédia vesus a tragédia, é mostrado de uma forma sutil e com
bastante criatividade e imaginação. Não parece ser difícil responder ao
trabalho de Bausch- ele é real, desconcertante, confuso,intrigante, como a
própria vida. E isso é o que faz com que o público se identifique, tanto com os
sentimentos mais dolorosos quanto os mais sutis. Eles são um convite à
reflexão, porém sem qualquer julgamento ou atitude moral, mas com um senso de
honestidade sobre o que se propõe retratar.
Mais do que
qualquer outro coreógrafo deste século, Bausch tem tido o poder de
simultaneamente atrair plateias ao redor do mundo e ultrapassar as barreiras de
língua e de cultura, sensibilizando multidões com seus trabalhos controversos,
polêmicos e excêntricos. Tem sido sua característica peculiar a criação de
peças baseadas no estudo de um país e de um povo em específico. De Istambul à
Hong Kong, do Brasil a Lisboa, não importa em que ponto do mundo, Pina Bausch
vem captando ao longo das suas últimas obras, e fruto das suas residências
artísticas, a essência dos lugares e dos seus habitantes. São as cores,
cheiros, texturas, sabores, os sons e a música, que marcam a sua impressão
desses lugares muito além do visível, e curiosamente, com um humor que não
aparecia em obras mais antigas. De maneira geral, as Obras Coreográficas de
Pina Bausch apresentam algumas características marcantes e que podem ser
pontuadas, como exemplos:
· Repetição de movimentos;
· Uso da voz e dos sons do
próprio corpo;
· Improvisação;
· Movimentos do cotidiano;
· Movimentos abstratos ou puros
usados de forma narrativa, cômica ou mais abstrata;
· Efeito de distanciamento e
momentos cômicos inesperados;
· Aproximação do real, contra uma
representação formal e artificial;
· Técnicas de colagem;
· Reflexão sobre as relações
humanas;
· Caos grupal, favorecendo o
processo sobre o produto;
· Uso de elementos do teatro,
como cenários, textos, construção de uma dramaturgia;
· Grandiosidade no quadro cênico
( roupas e maquiagens) que definem papéis sexuais e sociais;
· Quebra de expectativa no
público para movimentos virtuosísticos;
· Uso do exagero e do absurdo;
· O corpo é usado para estimular
a nostalgia;
· Não recusa a técnica do ballet,
usando-a sim de um forma crítica;
· Aproveita a experiência de vida
dos atores bailarinos;
· Coloca ações diferentes de
forma simultânea no palco;
· Usa de movimentos repetitivos e
estranhos para demonstrar que bailarinos também tem conflitos, não sendo seres
“perfeitos”;
· Transitoriedade de significados
em cena;
· Constante incompletude, busca e transformação em um pensar,
sentir, fazer, fragmentado,ao invés de integrado.
Imagens de Referência da Obra de Pina Bausch
Obras Coreográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário