Desvendando os Segredos das Pinturas Rupestres
A Arte Primitiva é um dos maiores mistérios com os quais o mundo moderno já se deparou. É embaraçoso pensar que, mesmo sendo desprovidos das tecnologias as quais temos acesso nos dias de hoje, ainda assim, os chamados homens das cavernas foram capazes de produzir suas próprias ferramentas, artefatos simbólicos, dentre outras coisas fantásticas. Embaraçoso é, também, considerar que tanto as Pinturas Rupestres (as pinturas no interior de antigas cavernas), quanto o Teatro de Sombras e algumas formas de Expressão Corporal eram produzidos instintivamente. O instinto humano, ou o instinto da criação - que é o que nos diferencia de outros animais - nos permite estabelecer parâmetros para comunicação, para a elaboração de uma Linguagem Expressiva.
E com este fim - o da Comunicação - as nossas linguagens vão nos contando um pouco do que somos para o mundo. E assim o fazemos desde sempre! Antes mesmo de falar, já dançávamos. Dançávamos como forma de celebração à natureza, aos deuses e à própria vida; e antes mesmo de saber escrever, também cantávamos, como uma forma de elevar o nosso espírito aos confins do desconhecido, pois "cantar é uma forma de oração"; atuávamos e nos movíamos por simples intuição, para que pudéssemos expressar emoções, angústias e para comunicar conhecimentos.
Dessa forma, foi o acúmulo de experiências sensíveis, somadas aos instintos mais primitivos que o homem moderno se regozijou ao identificar e tomar como forma de expressão artística o trabalho dos próprios homens das cavernas. A noção ou a ideia de um objeto artístico, ou seja, produzido com intenção de comunicar o conhecimento artístico surge nas antigas civilizações, como a Mesopotâmica, a Egípcia e a Greco-Romana. Essas civilizações valorizam a arte como forma de expressão da alma humana e, também, como forma de produção de conhecimento.
Ao nos deparamos com as Pinturas Rupestres, devemos nos transportar para o tempo em que foram produzidas e deixar fruir o mesmo impulso criativo, a mesma intuição para ver desvelados os sentimentos e os aforismos mais primitivos da humanidade. E ao apreciarmos esse legado de luz, sombras e rabiscos, nos colocamos na contramão do tempo. Uma volta a um passado remoto, originário, que deixou gravado em paredes escondidas verdadeiras memórias dos homens e mulheres que estiveram por aqui e de alguma forma conseguiram deixar suas mensagens, sem nem saber ao certo de que as leríamos e nos encantaríamos com elas.
Laboratório de Criação: Painel de Expressões Primitivas
Laboratório de Criação: Representações das Pinturas Rupestres
Como parte dos experimentos do Laboratório de Criação, selecionamos as melhores representações inspiradas na Arte Primitiva para criar 3 Painéis para Exposição Permanente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário